Páginas

3/26/2012

Lidar com o sucesso

 Nunca me tinha ocorrido que precisamos aprender a gerir os nossos sucessos; que saber lidar com o sucesso é tão importante como saber lidar com o fracasso!

 A verdade é que nem sempre lidamos bem com o sucesso. Talvez haja uma vozinha na nossa mente a dizer que "tivemos apenas sorte", que "foi um acaso", que "a nossa conquista não é nada de especial", que "não merecemos esse protagonismo". Pode ser muito revelador estarmos atentos ao que dizemos a nós próprios em cada situação!

Para além de aceitar o sucesso, outro aspecto importante é aprender a usá-lo para estimular um círculo virtuoso que se perpetua. O esquema abaixo sintetiza as três fases da gestão do sucesso:
 

1) Celebrar cada vitória é uma regra de ouro.
O sucesso deve ficar gravado nas nossas células! Para ancorá-lo é indispensável associar a celebração do sucesso a um gesto físico (ex: punho fechado) e a uma verbalização (ex. "Sou o maior! Consegui!")

2) Assumir a responsabilidade pelo sucesso.
Mesmo que outras pessoas tenham contribuído para o sucesso, é necessário tomar crédito pessoal por ele também. Por vezes temos a tendência de fazer o contrário: de desdenhar, menosprezar o nosso contributo para o sucesso.

Há uma regra de vendas que diz que se algo bom acontece num raio de 20km, deves assumir o crédito por isso! Trata-se de um jogo entre nós e a vozinha no nosso cérebro, que permite aumentar a nossa confiança e a nossa energia e nos predispõe para conquistar mais sucessos.

3) Deixar o sucesso contagiar todas as áreas da vida
"Tive sucesso neste projecto, a minha semana vai correr muito bem, vou ganhar o jogo de ténis de logo à noite..."
A regra é aproveitar todas as oportunidades  para reprogramar e aumentar a nossa energia.


Baseado no livro "Little Voice Mastery", Blair Singer

 

2 comentários:

  1. Quando tinha 30 anos era um absorvedor verdadeiramente faminto de conhecimento, sobretudo através da leitura.
    Nesta altura já exercia funções de responsabilidade e que me exigiam constante sucesso e sobretudo concretização. Filtrava então todo o conhecimento absorvido para o que era verdadeiramente exequível para as minhas funções. Isto não significava que o resto não tivesse valor, simplesmente não se adequava ou não era exequível.
    Hoje, como mais ou menos nessa altura, a minha métrica para o sucesso continua fiel:
    1- Identificar o que está mal (milhões o fazem).
    2- Identificar as causas (milhares o fazem)
    3- Traçar a estratégia e as soluções (centenas o fazem)
    4- Implementar e dirigir a estratégia e as soluções (dezenas o fazem)
    5- Auditar, ajustar, medir e corrigir se necessário (poucos o fazem).Partilhar. Partilhar.
    Julgo que muito do segredo do sucesso está em conseguir concretizar todas as fases.Não temos que forçosamente sermos nós a fazer tudo isto, mas temos que procurar acompanhar e sobretudo motivar tudo isto. E motivar que as partes acabem por fazer o todo. E no fim, partilhar, partilhar.
    Isto é apenas uma reflexão pessoal do sucesso que em nada choca com o teu. Antes quis reforçar, talvez de forma mais «executante».

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joaquim, gostei muito desta reflexão. Principalmente as escadas desde os milhões aos poucos. Muito bom mesmo! Reli várias vezes... para memorizar :)

      Eliminar