Páginas

3/18/2012

Como aumentar a nossa confiança

No seu mais recente livro, "Little Voice Mastery", Blair Singer declara que a distância para o sucesso ocupa apenas o espaço entre a nossa orelha direita e a nossa orelha esquerda. O autor explora o impacto do nosso diálogo interno ("little voice") nos resultados que atingimos. O livro é de fácil leitura, com linguagem simples, repleto de dicas práticas e técnicas para reprogramarmos a nossa mente e as nossas emoções.

Neste post e nos seguintes vou resumir e comentar alguns dos conteúdos que achei mais interessantes, esperando também aguçar a curiosidade para que te aventures na leitura do livro. 

Sonhos: confiança vs resistência

Já te aconteceu teres um sonho? Quereres muito atingi-lo, mas por alguma razão imponderável, nunca conseguires tempo ou energia para trabalhar nesse sonho? Haver sempre algo mais urgente ou mais importante para realizar antes? Haver sempre uma desculpa?

Entre o agora e a tua meta existe um elemento de resistência. Essa resistência será tanto maior quanto menor o valor que atribuis a ti próprio. Se o teu sonho for "Quero ser primeiro ministro", a resistência entre onde tu estás hoje e o teu sonho tende a ser expressivamente maior do que se o teu sonho for "Amanhã quero acordar às 9h." A diferença é que no segundo caso a tua confiança é tão elevada que quase anula a resistência. Já ser primeiro ministro...

Se a tua confiança é baixa, a resistência será alta e tu nunca alcançarás os objectivos que te propuseste, nem nunca te tornarás na pessoa em que te queres tornar. A resistência consiste na tua crença de que não tens valor, que não tens nada para oferecer ou que ninguém está interessado no que tu possas oferecer. Se não tiveres cuidado, entras num processo sistemático de desvalorização de ti e do teu projecto até que a tua energia seja suficientemente baixa para não conseguires agir e adiares a acção uma vez mais.



Aliás, o indício de falta de auto-estima e confiança é quando a pessoa valoriza mais uma acção que gera gratificação imediata do que outra que lhe permita a médio prazo atingir os seus objectivos. A única coisa que preenche a distância entre o "grande eu" e o "pequeno eu" é a tua percepção do teu valor. Se a percepção do teu valor é pequena, torna-se mais importante limpar o pó da casa ou ver o jogo de futebol do que escrever o livro que sempre sonhaste escrever.

Para atingirmos os nossos sonhos, precisamos de entrar no processo inverso:

Se a confiança em nós próprios é tão importante... como aumentá-la? Eis algumas técnicas possíveis:

1) Repetição
A falta de confiança é um resultado da falta de experiência. A repetição cria experiência.
Este método consiste em fazer repetidamente aquilo que se quer conquistar até que a experiência acumulada gere confiança.

2) Calar o diálogo interno.
Aplicar técnicas de reprogramação para reescrever o pensamentos depreciativos que emitimos regularmente acerca do nosso valor.

3) Imersão
Imergir-se num ambiente que permita absorver a competência desejada.
É o exemplo de quem quer aprender inglês e vai viver durante 3 meses para Inglaterra, ou de quem quer aprender a vender e se candidata para uma função de vendedor numa empresa.

4) Congratular-se
Consiste em relembrar momentos em que atingimos um objectivo, alcançamos uma meta e voltar a comemorar esse feito. Dessa forma, relembramos a sensação de sentir-se o melhor do mundo.

5) Modelação
Significa imitar uma pessoa que tenha os atributos de confiança que pretendemos desenvolver em nós.

6) Praticar as objecções
A falta de confiança advém de temermos ou não sabermos lidar com as objecções que as outras pessoas podem fazer ao nosso valor.
Esta técnica consiste em enfrentar essas objecções repetidamente até elas deixarem de ter um efeito emocional em nós. Isso pode ser feito diante do espelho ou juntamente com um amigo.


Qualquer que seja o contexto em que nos encontremos, pessoal ou profissional, a falta de confiança é imediatamente percebida pelas outras pessoas e denota uma fragilidade da nossa parte. Isso é algo sério, porque até a pessoa mais íntegra pode aproveitar-se da falta de confiança de outrem.

Por isso, volta atrás, relê o texto e começa desde já a aplicar as técnicas! E se quiseres aprofundar mais, recomendo que leias o livro!


1 comentário:

  1. Antes de acabar de ler....quero primeiro saber ????? fizeste os graphics e tudo ????

    ResponderEliminar