Páginas

1/21/2013

A realidade é...

É quase um lugar comum dizer que "a realidade é uma questão de óptica", muito embora nós continuemos firmemente agarrados à nossa visão do mundo. Encontramos exemplos disso até na ciência.

Existem, por exemplo, estudos científicos que procuram descobrir se os animais têm auto-consciência. Para avaliar esse facto coloca-se o animal perante um espelho e analisa-se a sua reacção. Se o animal se reconhecer comprova-se que ele tem consciência de si, sabe quem é, se não, comprova-se o contrário. Com estes estudos demonstrou-se, por exemplo, que os macacos têm auto-consciência e que o cães não. 

Se estes estudos são científicos, o que pode estar errado neles?
A perspectiva. O teste feito aos animais era feito sob a óptica humana. É assim que nós humanos nos reconhecemos, pela nossa imagem. E qual é a óptica dos cães? Os cães têm uma visão e um paladar deficientes, mas um olfacto muito desenvolvido. Eles reconhecem-se pelo cheiro! E foi exactamente isso que foi comprovado noutro estudo, científico, claro.

O olfacto dos cães é tão apurado que se demonstrou que eles conseguem perceber o cheiro do cancro e ajudar a detectar precocemente a doença! Por outro lado, os gatos têm um ouvido tão sensível que ouvem no 10ª andar o que o dono fala no rés-do-chão!

Se as pessoas daltónicas têm dois receptores de cores, os humanos normais têm 3 e são daltónicos comparados com o papagaio que tem 4 e cegos perante as 12 cores primárias que o camarão vê! Da mesma forma que um daltónico não consegue imaginar a diferença entre azul e verde, nós não conseguimos nem sonhar como é o mundo visto por um papagaio, menos ainda por um camarão.

Os nossos sentidos conseguem perceber apenas uma franja ínfima da realidade, seja lá o que isso for. Cada espécie capta a realidade de forma diferente. O mundo dos animais é espantoso e cheio de maravilhas, mas nós somos tristemente arrogantes.

Se gostas de animais ou ficaste curioso, podes ler mais no artigo da revista brasileira Veja: "Como os animais realmente enxergam o mundo"

1 comentário: