Páginas

2/03/2013

Decisiveness


Um defeito dos perfecionistas, onde eu tendo a me incluir, é a dificuldade em tomar decisões. Há uma espada dentro de nós que nos pune se não tomarmos a decisão perfeita. Há uma aversão ao erro. E como é impossível conhecer e avaliar à partida todas as variáveis, adiámos a decisão. Muitas vezes acontece-me adiá-la até que já não haja nada para decidir, porque as opções se esgotaram. A verdade é que "não decidir" já é uma forma de decisão.

As pessoas com maior sentido prático não sentem este problema, elas simplesmente decidem, sem maiores considerações existenciais de qual é a decisão correcta.

Decidir é uma das competências essenciais para a liderança. Já alguma vez tiveste um chefe que era incapaz de decidir? A falta de decisão gera insegurança e incerteza na equipa. Um líder precisa de demonstrar coragem, de definir o rumo, tomando decisões, mesmo quando estas sejam difíceis.

Por tudo isto, achei oportuno definir como objectivo pessoal para 2013 aumentar a minha capacidade de tomar decisões, ou seja, a minha decisiveness. Considerando que a liderança é um dos activos mais escassos no planeta, nada melhor do que começar a desenvolvê-la em nós!

2 comentários:

  1. Já tive pelo menos 1 chefe muito indeciso.Eu tinha muita dificuldade (insegurança?)em lidar com ele: se lhe sugeria 1 decisão boa sentia-se «ultrapassado» e não a tomava por «afirmação» pessoal; se lhe sugeria algo menos bom, desprezava-me.Assim, com o tempo, evitava sugerir ou dizia coisas banais ou que sabia ele iria gostar de ouvir, mesmo sendo vulgaríssimas. Noutra empresa, muito prática e pragmática, o seu líder (referencial para mim) mais que 1 vez, nos disse «Pior que decidir mal, é não decidir; se decidir mal, corrige rapidamente; não pode é não decidir eternamente».E quando alguém não decidia, decidia ele e por vezes, logo com exoneração. Essa minha referência pode ser vista em http://oa-consulting.com/9.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha Joaquim. O que eu concluo do teu comentário é que aprendemos com todos... até os erros dos outros nos ensinam o que não fazer. Mas acima de tudo, é muito importante termos referências.

      Eliminar