Páginas

1/14/2013

Desperdício

Apesar da nossa ambição não ter limites, vivemos num mundo de recursos limitados. E por esse motivo temos necessidade de evitar o desperdício, de gerir bem os recursos de que dispomos. Como fazer isso?

Quando penso em desperdício a primeira ideia que me ocorre é a falta de eficiência. Ou seja, se para realizar a actividade A gasto 2h quando podia gastar apenas 1h, perdi uma hora devido à minha ineficiência. Eficiência pode ser vista como "fazer bem as coisas". O aumento da eficiência permite-nos fazer mais com menos.

Com isto podemos concluir que mais eficiência = menos desperdício? Não necessariamente. É possível ser extremamente eficiente e mesmo assim ter 100% de desperdício. É possível "fazer bem as coisas" mas fazer as coisas erradas.

Tomemos o seguinte exemplo: um empreendedor visionário desenvolve um novo produto. Contrata consultores experientes que definem um processo de produção extremamente optimizado, sem desperdício e garantindo os padrões de qualidade. No entanto, quando o produto chega ao mercado os consumidores não compram, não reconhecem valor no produto e todo o investimento se perde. O empreendedor produziu o produto bem, mas produziu o produto errado. Foi eficiente, mas não foi eficaz.

Esta lição aplica-se às empresas com se aplica à nossa vida. Primeiro devemos ter a certeza que estamos a fazer as coisas certas, só depois nos devemos preocupar em fazê-las bem.


4 comentários: