Páginas

7/29/2012

Paralysis Perfectionis


Quem foi que nos incutiu a ideia de que temos de ser perfeitos? A angústia pela perfeição parece-me relacionada com a aversão ao risco, o medo de falhar.

Uma característica dos empreendedores é a visão pragmática das situações, a orientação para o resultado, o "fazer acontecer". Sabem que a excelência decorre do experimentar, de uma melhoria contínua.

No entanto, para quem não tem esse perfil tão pragmático, é fácil cair na paralisia da perfeição. Estar constantemente à espera de aprender a última técnica, de fazer a última melhoria para chegar à perfeição naquilo que pretende fazer. Com isso o tempo passa e o projecto ou nunca se materializa ou materializa-se de forma perfeita, mas tarde demais.

Por isso, quando sonhamos com um projecto, a palavra de ordem é "faz!", à medida que agimos, que materializamos a ideia, a visão tornar-se mais clara, as dúvidas inicias vão-se esclarecendo e aprendemos infinitamente mais do que apenas sonhando.

A chave está em vencer a inércia, seja da perfeição ou qualquer outra. Como diria um amigo meu, faz-se caminho ao andar!

2 comentários:

  1. Perfeitamente identificado, até porque vivo há umas semanas um projecto onde estou todos os dias a abrir caminho. E é verdade, já dei por mim hesitante, buscando a perfeição imediata em algo novo o que naturalmente me bloqueia e de certa forma paralisa. E este texto motiva-me ainda mais.Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu tive esse insight exatamente quando me debatia com perfecionismos e, por esse motivo, não avançava num projeto meu.

      Eliminar