Páginas

2/16/2013

De chefe a líder


A figura do chefe é por vezes mal vista. Quem é que nunca teve algum dia um problema com um chefe? Problemas vão sempre ocorrer: somos todos humanos, a aprender e a cometer erros. Por isso, ser um chefe, mais ou menos odiado, é fácil. O desafio consiste em ser mais do que um chefe e tornar-se num líder.

Eu sou fascinada pelo tema da liderança porque já senti o seu efeito em mim, ou seja, já comparei o meu desempenho na mesma função num ambiente  com uma excelente liderança versus outro com uma  liderança menos forte.

Isto aconteceu numa empresa onde o primeiro ano foi desafiante e difícil: o ritmo de trabalho era demasiado intenso e parecia que o meu desempenho nunca era bom o suficiente. Sentia-me constantemente a correr atrás do prejuízo. Um desgaste que me custou algumas lágrimas, frustração e cabelos brancos. Entretanto mudei de chefia, passei a reportar a outra pessoa e tudo mudou. Bem, não tudo, porque o ritmo continuou acelerado! Mas, a minha motivação aumentou, a minha confiança também, o meu desempenho melhorou significativamente e o meu trabalho passou a ser reconhecido e respeitado, com visibilidade até à direcção da empresa.

Como é que isso foi possível?


Quero deixar claro que tanto a primeira como a segunda chefia são pessoas de bem e bons profissionais. A diferença é que o meu segundo chefe é um líder nato e aquilo que ele conseguiu desenvolver em mim e no resto da equipa é admirável.

Desta minha experiência, destaco 3 elementos que transformam o chefe num líder: visão partilhada, confiança recíproca e espírito de equipa.

Uma das primeiras coisas que o líder faz quando assume a equipa é construir uma visão partilhada. Junta a equipa para em conjunto responder às perguntas: onde estamos, o que fazemos bem, o que queremos melhorar, onde queremos chegar e quando? Chamo visão partilhada porque é construída em conjunto com a equipa. A partir daí, o segredo é celebrar cada pequena vitória e ter coragem para travar as guerras que forem necessárias nesse percurso.

O segundo ingrediente na fórmula da liderança é a confiança recíproca: confiança do líder no colaborador e deste no líder.

Confiança do líder no colaborador significa que o líder delega responsabilidade. Ele diz o que é preciso ser feito mas não diz como deve ser feito. O meu chefe era perito nesta arte: partilhava connosco o problema que era preciso ser resolvido, a data em que precisava de estar resolvido, o resto era nossa responsabilidade. Ele interferia apenas se pedíssemos ajuda para alguma dificuldade. Isto fez-nos crescer acima daquilo que poderíamos sonhar, porque tínhamos total liberdade e responsabilidade para definir como se resolveria aquele problema.

A segunda vertente da confiança recíproca é a confiança dos colaboradores no líder. Isto conquista-se através de três virtudes:  integridade, justiça e coragem. Coragem significa a defesa feroz da equipa e dos seus elementos perante qualquer inimigo ou opositor. Também aqui o meu chefe era exímio. Feroz, no caso dele, chegou a significar enfrentar o próprio director geral. Isso é algo espectacular! Gera laços fortíssimos de lealdade da equipa com o líder. Dessa forma, conquista-se mais do que o trabalho e a mente dos colaboradores, ganha-se também o seu coração. Em contraste, a cobardia é o primeiro sinal da falta de liderança.

O terceiro factor que diferencia o chefe do líder é o espírito de equipa. Para o líder a equipa está em primeiro lugar e o crédito do trabalho realizado é a ela que pertence. O chefe considera o mérito seu; o líder atribui publicamente o crédito à equipa ou à pessoa que realizou o trabalho.

O líder sabe também usar o feedback como ferramenta incentivo e desenvolvimento da equipa: evidencia os pontos fortes, agradece cada esforço feito, celebra as conquistas. As melhorias necessárias criam a visão daquilo que se pretende do colaborador no futuro. Isto gera um ciclo de emoções positivas onde até os pontos negativos se convertem em estímulo para o crescimento.

Mas, 0 que é que visão partilhada, confiança recíproca e espírito de equipa têm em comum? O foco nos outros. O líder, ao contrário do chefe, está mais preocupado com a equipa do que consigo mesmo. É essa posição mais altruísta que inspira os colaboradores e desperta o seu potencial. O chefe limita-se a gerir o trabalho, o líder inspira e faz brotar o melhor da sua equipa.

E tu, és chefe ou és líder? Atreve-te a ser líder e a mudar a vida das outras pessoas para melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário