Páginas

5/06/2012

Inimigos?

Há algo de irreverente na sabedoria: uma visão do mundo que nos surpreende, que desafia os lugares-comuns, que expande os nossos horizontes e revela a realidade sob outras facetas.

Adoro essa sábia irreverência! E um exemplo dela é a visão sobre os inimigos que DeRose desenvolve num post do seu blog:

“Amigo e inimigo são como o yin e o yang. Precisamos dos dois. Uma árvore cresce para baixo e para cima. Para baixo, cria raízes que se desenvolvem nas trevas, mas sem as quais a árvore não teria força nem estrutura para manter-se em pé. Os inimigos são as raízes; e o amigos, os ramos que a fazem florescer.

Dessa forma, os amigos nos proporcionam a auto-estima tão importante para qualquer ser humano, mas são os opositores que nos cutucam e empurram para a frente. O agressor sente uma satisfação malévola ao alfinetar, porém o que ele não percebe é que a Natureza lhe projetou esse dispositivo para obrigá-lo a ajudar aqueles que ele odeia. Pergunte a um amigo se sua roupa está boa e o amigo dirá que sim. Mas o antagonista, mesmo não sendo consultado, proporcionará uma visão crítica que o amigo deixaria passar. Com isso, o adversário estará auxiliando muito mais o progresso daquele a quem ele preferia prejudicar." 

Visto desta perspectiva... quem quer ser meu inimigo? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário