Páginas

5/20/2012

Emoção: chave para o sucesso

Comecei a ler recentemente um clássico: "Pense e fique rico" de Napoleon Hill, um jornalista que durante 20 anos estudou e compilou as leis do sucesso.

O livro aborda um tema que para mim é fascinante: como os pensamentos e emoções que nós plantamos no nosso inconsciente influenciam os nossos resultados.

A razão pela qual o Homem se pode tornar senhor de si próprio e daquilo que o rodeia é porque ele tem o poder de influenciar o seu próprio subconsciente. 
Os pensamentos que coloca deliberadamente na sua mente, encorajados com a indulgência e misturados com uma ou mais emoções, constituem as forças motoras que direccionam e controlam todos os seus movimentos, actos e feitos.

Tal acontece porque, de certo modo, os nossos cérebros ficam "magnetizados" com os pensamentos dominantes que mantivermos na nossa mente e é como se as nossas mentes magnetizadas atraíssem as forças, as pessoas, e as circunstâncias da vida que estão em sincronia com os nossos pensamentos dominantes.
Sabendo isso, a dedução directa é que podemos atingir qualquer objectivos que nos propusermos, através de técnicas de mentalização que influenciem o subconsciente. 
Ninguém está preparado para uma coisa até acreditar que a pode ter. O estado de espírito tem de ser a crença, não apenas a mera esperança ou aspiração.
Entretanto, é um facto que acabará por acreditar naquilo que repetir para si próprio, independentemente de a afirmação ser verdadeira ou falsa. 
Mas Napoleon Hill acrescenta algo de novo, que para mim era a chave que faltava: o papel da emoção na eficácia da mentalização.
Um desejo ardente de ser e de fazer é o ponto de partida do qual o sonhador tem de arrancar.
Por isso, lembre-se, enquanto estiver a ler em voz alta a declaração do seu desejo de que a mera leitura das palavras não tem qualquer efeito - a não ser que misture emoção ou sentimento com as suas palavras. O seu subconsciente reconhece e age a partir de pensamentos que foram bem misturados com emoção e sentimento.
Palavras simples e desprovidas de emoção não influenciam o subconsciente. Não obterá resultados visíveis enquanto não aprender a alcançar o subconsciente com palavras ou pensamentos bem "emocionalizados" com a fé.
Todos os pensamentos que foram emocionalizados (aos quais foram dados sentimentos) e misturados com a fé (a crença absoluta nas suas capacidades) começam imediatamente a traduzir-se eles próprios no seu equivalente ou correlativo físico.
 Dito isto, resta-me terminar com mais uma citação de Napoleon Hill: 
Uma das principais fraquezas do homem comum é a excessiva familiaridade com a palavra impossível.
Deixo a referência do livro, caso queiras explorar um pouco mais:


 


3 comentários:

  1. Ainda hoje estive a ver um vídeo de Tony Robbins sobre isso :)<3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tony Robbins é bom! Eu não conheço muito do trabalho dele, mas o David gosta muito dele.

      Quem também o cita muito é a Marie Forleo :)

      Eliminar
  2. Sim Tony Robbins é referência dos EUA, seguido e citado por pessoas que admiro vou enviar-te um link que hoje vi dele a falar das emoções :)

    ResponderEliminar