Páginas

5/28/2012

Rir, é o melhor remédio?


Inteligência emocional é um tema que me faz pensar, mesmo sem nunca o ter aprofundado. Observo a relação que existe entre este nível de inteligência e a capacidade de liderança.

Conheço alguns casos de líderes desastrosos que estão na categoria de "boas pessoas". Mas, apesar da boa índole, a incapacidade de gerir as suas emoções e perceber as alheias, mina os resultados que obtêm.

Eu não saberia definir "inteligência emocional", mas sei claramente quais são os momentos em que  a pouca inteligência me ataca! Momentos em que o ressentimento, o ego ferido, o complexo de inferioridade e mais um sem-fim de taras monopolizam o espaço entre as duas orelhas, num tagarelar constante. O difícil, por vezes, não é tomar consciência que estou nesse estado... o difícil é retomar o controlo da situação.

No meio deste processo, encontrei um aliado: o humor. Ridicularizar-me, rir de mim, da situação, da outra pessoa... tudo vale, desde que seja para rir genuinamente! E dessa forma quebra-se o feitiço, diluem-se aqueles nós emocionais intrincados e a inteligência regressa para ocupar o seu lugar.

É interessante, porque é uma espécie de "cura" pelos opostos. O humor tem associado leveza, alegria, exactamente o oposto de estados emocionais mais pesados. Ou seja, se o dia corre mal e estou de mal com o mundo, rir é o melhor remédio :)

E tu, já alguma vez aplicaste este princípio? 

9 comentários:

  1. Tenho de começar a aplicar :) Adoro os teus posts e o teu blog, venham mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      No teu caso podes combinar uma piada com a foto de um bichinho! :) eheheh

      Eliminar
  2. Olaaa, O mestre sempre fala que a pessoa que sabe rir dela mesmo, é muito inteligente, a pessoa que não tem auto estima alta, vai se sentir atacada e rebaixada :D

    Em francês se chama "auto dérision".... quando fazes coisas estupidas, melhor rir que piorar :D

    Este post me fez lembrar uma conversa que tive com o Prof Luis, sobre uma emoção que sempre volte em repeat, e ele me disse que o nosso emocional, tem que ser trabalhado quando estamos MUITO BEM :D não quando estamos Mal, que quando entramos naquela crise "ego, sentimentos, confiance", melhor deixar passar e depois tratar disso em momentos de 100% bem :D
    entretanto.... continuamos a rir das nossas palhaçadas :D do meu TPM :S e do que dá sentido (ou não) a nossa vida.

    Beijos meu amoooor, e obrigada por partilhare

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu!

      Acho interessante esse insight do prof Luis Lopes. Fez-me lembrar uma música dos Madredeus de que eu gosto: "Se não está bem, deixa-te andar a navegar". Adoro Madredeus :)

      http://www.youtube.com/watch?v=CwO9lHwQ3R4

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Hahahahahhaha, sabes que o meu primeiro contact com lisboa foi do Film de wenders, Lisbon story.... e oviamente, os madredeus, no Métro com o meu livre e Ipod, ouvia "Guitarra" que era uma das minhas cações preferidas :D Mas na altura, nao percebi mesmo mesmo nada lol

      Beijinhos Christy ;) (

      Eliminar
    3. :) Obrigada... já não me lembrava dessa música deles! Muito bonita! Beijinhos!

      Eliminar
  3. Sim, nesses momentos, refugio-me (recupero) muito na música.
    Quase sempre ao som dos Smashing Pumpkins. E não é só por causa do som, é porque muitas vezes essas abóboras merecem ser esmagadas.

    ResponderEliminar
  4. Reli os teus posts e recuperei este.Fez-me recordar um curso que tive de formação para formadores. Isto só porque a melhor nota foi para quem fez uma apresentação final sobre a inteligência emocional. Sem questionar a apresentação e trabalho, sem dúvida bons (penso que chegastes a conhecer a Mónica), julgo que a directora e principal avaliadora do curso, tb era muito sensível(apreciadora) do tema.
    Em 15 minutos tínhamos que apresentar, cumprindo todos os requisitos.
    Já agora o meu tema, foi como construir uma página web. Criei-a online, com a decoração a caber aos participantes. Foi «em directo», com evidentes riscos numa apresentação final e decisiva para obter a certidão, mas claro que eu tinha um plano B...não foi preciso e foi a 3ª melhor nota.Falhei 1 ou 2 requisitos, mas ficou o orgulho na originalidade e riscos corridos, mas ultrapassados. Pode ser visto em http://formacaogct.no.sapo.pt/ e contem algumas apresentações clicando nos links.A inteligência emocional está lá, bem como a minha.

    ResponderEliminar
  5. Afinal já nessa altura estavas alerta para as novas tecnologias! Também eu em tempos cheguei a ter uma página no Sapo. :)
    Sim, conheci a Mónica e realmente a apresentação dela tem muita informação útil.
    Obrigada por partilhares!

    ResponderEliminar