Páginas

4/30/2012

Como gerir o medo de falhar!


Hoje volto à minha fonte de inspiração dos últimos meses, o livro "Little Voice Mastery" de Blair Singer, para falar de uma das técnicas de reprogramação que o autor aborda: como enfrentar o medo e a intimidação.

Um novo desafio profissional, uma negociação difícil, aquela conversa com o chefe, o primeiro encontro com a cara-metade... Já todos nós passamos por alguma situação em que nos sentimos inseguros, angustiados porque não podemos falhar, mas duvidando das nossas capacidades para ter sucesso.

Sempre que as emoções fervem, a inteligência apaga-se e por isso, ironicamente, quando nós estamos mais ansiosos para conseguir algo é quando temos mais probabilidade de errar e não conseguir.

O que fazer quando isso acontece? Festejar! Exactamente como quando temos sucesso. O nosso corpo é como um computador: tem memória. Por isso, basta parar, e com o pulso fechado festejar um convicto "Sim, consegui!". A parte do movimento físico do pulso ou do braço é importante, porque desperta a memória celular. O corpo pensa que se trata de um novo sucesso e a energia aumenta novamente, tornando-te mais capaz de enfrentar o desafio em questão.

"Celebra o nervosismo. Celebra as vitórias. Celebra até os erros. Vais descobrir que dessa forma estás 100% presente, com 100% de energia."

Aqui fica novamente a referência do livro, caso queiras aprofundar um pouco mais o tema:

2 comentários:

  1. Existem dois livros interessantes: Um de Francesco Alberoni "Saber decidir" e outro que não me lembro o título :P Acho que é Como se livrar de manipuladores ou qualquer coisa assim. ;)www.sorrieomundosorricontigo.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa, pela referência :) Não conhecia esse autor, mas já estive a pesquisar um pouco.

      Beijinhos!

      Cristina

      Eliminar