Páginas

9/29/2012

Código de Honra


Geralmente nós somos os nossos piores inimigos. Somos nós mesmos quem boicotamos os nossos sonhos, ambições e propósitos.

Acontece-me muitas vezes ter um objetivo, desenhar um plano para o atingir e nada acontece. Isto porque o plano, ou a declaração de intenções aconteceu na minha mente, mas o peso dos hábitos instituídos e gravadas em cada célula do corpo foi mais forte e boicotou a mudança. Isto é particularmente visível se estiver em questão a alteração de comportamentos ou traços de personalidade.

Dou por mim a pensar: "Eu quero que isto aconteça desta forma. Mas, como é que me posso defender de mim própria?"

9/21/2012

Dr. Claw - da infância para a realidade


Por vezes presencio cenas reais que são como alavancas que me fazem viajar no tempo de regresso ao melhor da minha infância.

Nessa altura eu adorava ver os desenhos animados do Inspector Gadget e a forma divertida como ele chamava os seus gadgets: "vai vai gadget, vai!". O vilão da história era o Dr. Claw, cujo rosto não aparecia e estava sempre acompanhado de um gato com ar malvado. Recordo claramente que sempre que os planos do Dr. Claw saiam frustrados, ele esmurrava a mesa e vociferava "estou rodeado de incompetentes!". Antes disso, ele tratava os seus agentes com gritos e ameaças.

Já várias vezes presenciei chefes coléricos a gritarem "estou rodeado de incompetentes". Invariavelmente lembro-me da minha infância e do Dr. Claw... qualquer semelhança, será pura coincidência? E fico a pensar o quanto podemos aprender com um simples desenho animado!

9/16/2012

A importância dos heróis

A admiração é uma força poderosa. Quando admiramos alguém a nossa mente fica galvanizada pelas qualidades dessa pessoa ou arquétipo, captando-as, imitando-as, absorvendo-as. Por esse motivo, quem nós admiramos diz muito sobre quem nós somos ou seremos.

Aprendi com Napoleon Hill uma técnica de como usar a imaginação e os nossos heróis para moldar a nossa mente e personalidade de forma a adquirirmos as qualidades que nos levem ao sucesso.