Páginas

9/29/2012

Código de Honra


Geralmente nós somos os nossos piores inimigos. Somos nós mesmos quem boicotamos os nossos sonhos, ambições e propósitos.

Acontece-me muitas vezes ter um objetivo, desenhar um plano para o atingir e nada acontece. Isto porque o plano, ou a declaração de intenções aconteceu na minha mente, mas o peso dos hábitos instituídos e gravadas em cada célula do corpo foi mais forte e boicotou a mudança. Isto é particularmente visível se estiver em questão a alteração de comportamentos ou traços de personalidade.

Dou por mim a pensar: "Eu quero que isto aconteça desta forma. Mas, como é que me posso defender de mim própria?"

Costumo aplicar uma técnica que aprendi com Blair Singer: o Código de Honra, um conjunto de regras que definem os padrões de conduta e de performance que nos comprometemos a atingir. (1)

Dessa forma, escrevi o meu código de honra numa folha A4 e afixei-o em lugar bem visível. Regularmente releio-o e faço um exame honesto para perceber se o estou a respeitar ou não e, se a resposta for não, o que preciso alterar. É uma técnica simples de auto-disciplina que pode ser ainda mais poderosa se empossarmos uma pessoa próxima de nós de nos chamar à atenção sempre que desrespeitamos o nosso código de honra.

Já alguma vez sentiste a necessidade de te defenderes de ti próprio? Que armas usas? Deixa um comentário abaixo. Estou ansiosa por aprender mais técnicas, porque o inimigo é forte! :)


(1) Podes explorar um pouco mais o conceito no seu livro "The ABC's of building a Business Team that Wins". 

2 comentários:

  1. Revejo-me sempre nos teus posts Cristi :) Ultimamente penso sempre " No more excuses" Porque esse é um dos meus grandes pecados. A tua escrita está cada vez melhor <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, fico contente de ouvir isso :) Um truque que ajuda a ultrapassar as desculpas é o que se chama "cross the line", ou seja, "agir", passar a barreira da desculpa. Mesmo que a ação seja pequena, o segredo é dar pequenos passos até ganharmos confiança na caminhada. Tal e qual uma criança que começa a andar!

      Eliminar