Páginas

10/04/2013

Malabarismo


O malabarismo é algo que me intriga. De que forma uma pessoa com duas mãos consegue manter no ar três, quatro, cinco... bolas? É a arte do foco, da coordenação e da presença de espírito. Até parece fácil, até ao momento em que tentamos e tudo se desmorona em poucos segundos.

O malabarismo não trata só de bolas. No mundo empresarial também precisamos de ser malabaristas, se queremos fazer acontecer. O mundo gira a grande velocidade e, para o acompanhar, é necessário gerir uma grande quantidade de solicitações em simultâneo.

Muitas solicitações, em simultâneo, a grande velocidade, parece a receita certa para dispersão, ineficiência e muito stress. E é-o, excepto se usarmos um antídoto duplo: foco & visão.

Foco significa concentração total na tarefa que está a ser realizada neste preciso momento. A mente está totalmente direcionada para um único objetivo e trabalha nele até o terminar. O foco faz maravilhas pela nossa produtividade e pelos resultados que conseguimos atingir.

Visão significa a clareza da sequência de tarefas que necessitamos fazer, da prioridade de cada uma e da inter-dependências entre elas. Se não tivermos visão, corremos dois riscos: estar permanentemente dispersos e stressados com as múltiplas coisas que temos de fazer agora e no futuro; ou estar totalmente focados no trabalho a fazer agora mas ser incapazes de cumprir o objetivo de amanhã porque houve um requisito que devia ser cumprido hoje e não o foi.

Uma visão ampla permite-nos distinguir entre o momento para focar na tarefa A, a realizar no presente, e o momento de antecipar o que é necessário garantir hoje para que as tarefas B e C possam ser cumpridas no futuro.

Para que não as bolas não caiam, é necessário saber identificar os dois momentos e, em ambos os casos, trabalhar com foco.

2 comentários:

  1. Gosto. Já senti isto mesmo várias vezes.Mas dependendo da pressão e diversidade de situações nem sempre é fácil. O malabarista consegue quando são 3,4,5, mas e se forem 10, 12, 15...até ele vai ter que optar e deixar cair algumas...ou passar a outro que ajude!Mas gostei do post.

    ResponderEliminar