Páginas

6/15/2013

O Segredo da Produtividade

Certo dia, eu tinha um desafio no trabalho, que partilhei com uma colega ao final da tarde. No dia seguinte, quando ela chegou, disse-lhe orgulhosa: “olha, vê o que eu fiz, já resolvi!” Ela ficou surpresa. “Como é que tu consegues fazer isso?” – perguntou, admirada por eu ter encontrado e implementado a solução em apenas uma hora que trabalhei nessa manhã. “Ora, fazendo!”, foi a única resposta que me ocorreu. A verdade é que eu não sabia explicar o segredo da minha produtividade. Isso incomodou-me e fez-me refletir sobre o tema, em busca da resposta.

A produtividade é a relação entre o output que produzimos e o tempo que demorámos a produzi-lo. Como resultado da minha busca, descobri que a produtividade do trabalhador do conhecimento assenta em 3 pilares interligados: atitude, energia e foco.

Tudo começa com a nossa atitude.
No meu caso, que não resisto a um bom problema, enfrentar um desafio é excitante e divertido. Faz-me sentir como uma criança que ganhou um brinquedo novo. A criança, para além de ficar feliz com o brinquedo e com as oportunidades de descoberta que ele lhe traz, sente-se perfeitamente preparada para jogar com ele. Isto é importante: ter confiança de que somos  capazes de enfrentar o desafio e de encontrar a solução.

A atitude é essencial porque tem o poder de nos energizar ou de nos derrotar. Se virmos  o desafio como um obstáculo, ele torna-se um fardo que carregamos com esforço e que drena as nossas forças. Se encararmos o desafio com entusiasmo e confiança, o próprio desafio dá-nos energia para encontrar a solução.

Desta forma, a atitude correta alimenta o segundo pilar da produtividade: a energia. Quanto mais energia tivermos, mais conseguiremos produzir. Para isso, em primeiro lugar, é importante garantir o bem-estar do corpo, através de descanso, alimentação e atividade física adequadas. É a regra do “mente sã em corpo são.”

Em segundo lugar, é importante garantir que o corpo recarrega baterias regularmente. Ao contrário de uma máquina, o nosso corpo carrega e gasta energia de forma alternada. Carrega energia, gasta energia, carrega energia, gasta energia. Praticar um hobbie, ou algo que nos dê uma satisfação profunda, é uma forma eficaz de repor a nossa energia.

É comum cair na falácia de pensar que a quantidade que produzimos depende do número de horas que trabalhamos. Na verdade, depende da energia que temos enquanto trabalhamos e da intensidade com que repomos essa energia nas horas em que não trabalhamos.

No entanto, há pessoas com elevados níveis de energia que continuam pouco produtivas. São aquelas pessoas que se dispersam entre diversos projetos, fazem tudo ao mesmo tempo e raramente acabam alguma coisa. Falta-lhes foco, o terceiro pilar da produtividade.

Foco consiste em ter a mente direcionada para um único objetivo. Para isso, o primeiro passo consiste em esvaziar a mente de tudo o resto. Como? A técnica que funciona comigo é anotar todas as tarefas pendentes, mas também as preocupações e devaneios que me passam pela cabeça. Escrever tudo. Dessa forma,  a minha mente sabe que essa informação está registada e disponível e não precisa de se  preocupar constantemente a lembrar-se dela.

Assim que a mente fica liberta de preocupações, torna-se mais criativa. Para tirar partido disso, uma das técnicas que uso é deixar o desafio repousar na minha mente e esperar que ela naturalmente gere possíveis soluções.

Antes de implementar a solução, idealizo-a mentalmente e visualizo todos passos para a sua execução.No momento de a operacionalizar, tenho essa visão presente e o produto materializa-se com rapidez.

Quando a minha colega ficou surpresa por  eu tinha resolvido o meu problema em uma hora, ela vira apenas a reta final deste processo composto por atitude, energia e foco.

Uma atitude de entusiasmo e confiança gera energia, que deve ser reforçada por um corpo saudável emomentos regulares para recarregar baterias. Essa energia torna-se poderosa quando encontra uma mente focada, direcionada para um único objetivo.

3 comentários:

  1. Mais do que boas, ótimas. Tentarei principalmente a referente ao foco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este post é o resultado de ter refletido sobre a minha experiência.

      Já escrevi outros posts sobre este assunto. Um dos meus preferidos é:

      http://positivoinsatisfeito.blogspot.pt/2012/02/alta-performance-para-la-do-factor.html

      Recomendo a leitura! :)

      Eliminar