Páginas

6/11/2012

O poder da mentalização

Já te aconteceu despertares interesse por um tema específico e, de repente, encontrares à tua volta imensas referências a esse tema? É o velho exemplo da mulher que ficou grávida e, de repente, vê na rua um número anormal de mulheres grávidas. Na verdade já lá estavam, mas só agora é que ela as está a ver.

Este fenómeno é interessante, porque demonstra que a nossa mente é na verdade um descodificador da realidade. Captamos aquilo que temos predisposição para captar. O que só vem demonstrar que a realidade é uma questão de óptica. Cada pessoa capta apenas uma pequena fracção dela.

Este tema faz-me lembrar uma passagem do livro "Pai Rico, Pai Pobre" de Kiyosaki. Enquanto o pai pobre via algo caro e dizia simplesmente "Não posso comprar"; o pai rico de Kiyosaki perante a mesma situação questionava "Como é que eu poderei comprar isto?". Essa atitude fazia toda a diferença, porque o pai rico continuava a pensar sobre o assunto, a explorar possibilidades e alternativas para atingir aquele objectivo. A sua mente continuava alerta.

Essa é a importância dos pensamentos que nós alimentamos, porque eles definem aquilo que estamos sensíveis a captar e que depois se vai materializar na nossa realidade. É assim que a mentalização produz os seus efeitos. Mentalizar consiste em que criar a imagem do resultado que queremos obter e, dessa forma, deixar a mente desperta, atenta a qualquer informação ou indício que nos aproxime do objectivo pretendido.

O surpreendente é que as respostas estão e sempre estiveram todas ao nosso redor, o tempo todo. Só esperam que nós façamos as perguntas!


P.S.: Se ainda não leste o livro "Pai Rico, Pai Pobre" podes saber um pouco mais no link abaixo.


 

1 comentário:

  1. Como sou um pouco mais «idoso», na infância, vi a série na tv e marcou-me bastante.
    São sempre interessantes as tuas perspectivas de abordagem dos temas: aparentemente algo abstractas, mas com exemplos concretos.

    ResponderEliminar