Páginas

2/23/2012

HBDI: Qual é a tua cor?


Recentemente tive uma formação sobre o modelo HBDI - Herrmann Brain Dominance Intrument, i.e, o Modelo de Preferências Cerebrais desenvolvido por Herrmann.

É uma ferramenta que contribuiu de forma significativa para o meu autoconhecimento e melhor relacionamento inter-pessoal.

Herrmann desenvolveu um modelo que permite identificar as preferências cerebrais de cada indivíduo e as suas formas habituais de adquirir informação, de perceber o mundo e as pessoas, de realizar uma dada tarefa.


Como surgiu...

Em 1975, as pesquisas do professor Sperry e da sua equipa revelam o duplo funcionamento cerebral: hemisfério esquerdo e hemisfério direito. A metade esquerda do cérebro, que comanda a mão direita, parecia ter um modo de funcionamento lógico, analítico, sequencial e racional. Inversamente, o hemisfério direito tendia a perceber o mundo e os outros de um modo global, instântaneo, intuitivo, visual, sintético, expressivo e emotivo. Encontra as soluções por intuições bruscas e globais, deixando ao hemisfério esquerdo o cuidado de as provar de forma lógica, analítica e científica.

Ned Herrmann levou a análise mais longe, distinguiu nestes dois hemisférios a parte cortical superior da parte límbica inferior. O sistema límbico ocupa o centro do cérebro. É o principal local das emoções, do humor e da memória. Dirige a nossa vida afectiva e relacional, e filtra as informações que passam aos níveis superiores do córtex.

Fazendo um desenho, é como se dividissemos o cérebro em quatro partes, cada uma com uma forma de pensar distinta:


O resultado...

Herrmann sistematizou as suas descobertas da seguinte forma:



Cada pessoa tem preferência por um ou mais destes quadrantes: podendo ocorrer uma pessoa ser marcadamente azul, outra amarela e vermelha e outra ter os quatro quadrantes igualmente desenvolvidos. A forma como pensamos é muito distinta de quadrante para quadrante, o que facilmente gera problemas de comunicação. O poder deste modelo é permitir-nos entender a forma como nós pensamos, a forma como os outros pensam e ajustar a comunicação para criar pontes entre estes 4 mundos.

A parte mais apaixonante é que este modelo revela a força do trabalho em equipa, a complementaridade e a riqueza que se gera quando trabalhamos com pessoas com perfis distintos do nosso. É ver o mundo a várias cores e isso permite atingir resultados muito mais rápido!

 De forma mais extensa, o quadro abaixo resume as características de cada quadrante:

Se achares este resumo interessante, podes fazer download do ficheiro em formato PDF aqui.

Herrmann desenvolveu um questionário de personalidade de 120 perguntas que permite atribuir a cada indivíduo uma representação gráfica e sintética das suas preferências cerebrais. Se quiseres saber mais podes explorar o site http://www.hbdi.com/.

Em Portugal, existem várias empresas certificadas para dar formação sobre o modelo HBDI. No meu caso a formação foi feita com a MyChange.

3 comentários:

  1. J'ADOOOOOOOOOOOOORE

    tudo arrumadinho, com PDF et links, Cristina you are my IDOL ....

    Posso fazer gurusêva para ti ?

    ResponderEliminar
  2. Ola! Pode me enviar e-mail ana@brasilmentoria.com.br, obrigada. ótimo trabalho

    ResponderEliminar