Páginas

2/16/2014

Gente como nós


Certamente que já fizeste alguma coisa que outra pessoa considerou admirável. As personagens de que falo neste vídeo são assim. E temos muito a aprender com elas.

Uma macaca que cria e transmite cultura. Um corvo que constrói um anzol. Um peixe com memória de 11 meses e galinhas que se autocontrolam. Tudo isso é admirável e faz ainda mais sentido à luz da ciência moderna, que comprovou como diferentes espécies animais possuem os mecanismos neurológicos que geram consciência, conforme foi oficializado pela Declaração de Cambridge.

Algo que nós sabemos, sempre que damos carinho ao nosso animal de estimação. Mas algo que nós queremos ignorar quando somos cúmplices do sofrimento de milhões de animais, instrumentalizados para o nosso divertimento, a nossa cosmética e a nossa alimentação.

Vamos sempre a tempo de repensar as opções que fazemos e é este o convite que eu deixo no vídeo: temos opções, podemos escolher respeitar os animais.



Nota: O vídeo acima foi um discurso que eu fiz sobre este tema numa sessão do Lisboa Oriente Toastmasters. Para quem quiser desenvolver as competências de comunicação e liderança, é um programa que recomendo vivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário