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11/03/2013

Reclamação

A reclamação é uma atitude contagiosa e cómoda. Em geral, quem reclama cronicamente não quer fazer nada para resolver o seu problema... quer que o problema se evapore, sozinho. A reclamação é o seu estado de espírito.

Recentemente, numa formação empresarial, os formandos aprendiam técnicas para gerir a comunicação de assuntos difíceis. Foi-lhes pedido que identificassem um tema difícil e a pessoa com quem o gostariam de abordar. A maioria identificou temas que gostariam de apresentar ao diretor geral de empresa. De forma inesperada, a formadora sugeriu convidar o diretor a participar na formação, para assim aos formandos terem oportunidade de treinar as competências recém-adquiridas e resolverem alguns dos temas identificados. A resposta foi pânico. Os formandos disserem peremptoriamente que não queriam que ela fizesse isso, que se o diretor fosse convidado eles não falariam nada. Se não queriam falar, então por que reclamavam?!

Quem é proativo, pode ter um momento de desânimo e desabafo, mas de seguida sai em busca de soluções, alternativas, formas de ultrapassar o problema. Quem é proativo não reclama, está demasiado ocupado a resolver a situação.

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