Páginas

10/14/2013

Assertividade


Assertividade: a arte de defender os nossos direitos e expressar as nossas ideias sem atropelar as alheias. É uma arte difícil. É caminhar no fio da navalha, de um lado a passividade, do outro a agressividade. Nos dois lados, turbulência emocional mal resolvida.

Conheço, quiçá, a pessoa mais assertiva do mundo. Pelo menos, a pessoa mais assertiva que eu consigo imaginar. Diz de forma clara, direta e inequívoca a situação que a incomoda; demonstra os impactos indesejáveis dessa situação, mas mantém uma atmosfera amigável com a outra parte.

Eu, que sou algo impulsiva com quedas para o emocional, fico a pensar quais são os padrões emocionais de alguém tão assertivo. O que sente perante a frustração? Como posso eu agir da mesma forma?

Se tivesse que arriscar qual é a "fórmula mágica", diria que é o foco no outro. Ter o outro em tamanha consideração, que a mensagem nunca é comunicada contra ele. Comentam-se os comportamentos e o desempenho, mas nunca as pessoas.

2 comentários:

  1. Gosto também. Acho que tb sofro de algum impulso ou emoção. Mas por vezes, mesmo com todo o tacto e assertividade, do outro lado estão pessoas altamente sensíveis que personalizam de imediato qualquer comentário. Sentem-se logo «atacadas».

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma arte difícil... e essas são as melhoras pessoas para treinar a arte! :)

      Eliminar