A mente humana é um mundo insondável que desafia a nossa ambição pela racionalidade. No entanto, quanto mais entendemos os meandros dessa irracionalidade maior a probabilidade de termos sucesso.
Quem desenvolve bem este conceito é Al & Laura Ries no seu livro "
Guerra entre Mundos". Falamos aqui do mundo da gestão contra o mundo do marketing. Os autores desenvolvem vários conceitos e princípios do marketing e explicam como estes diferem da visão da gestão.
A gestão assenta em fundamentos racionais e é perita a lidar com a realidade. O marketing, que poderia ser definido como psicologia em prática, preocupa-se com a forma como o consumidor vê essa realidade.
Apesar da sua racionalidade, a gestão debate-se frequentemente com o peso de decisões erradas. Isto acontece porque não é a realidade mas sim o mundo subtil das percepções que determina os resultados obtidos.
É curioso observar que o marketing e a sua ambição de conquistar um espaço na nossa mente, tem regras que violam o senso comum. Como os autores demonstram, o marketing é uma ciência contra-intuitiva e, por isso, muitas vezes desrespeitada. Isso comprova o quanto nós, seres humanos, não nos conhecemos a nós próprios!