Páginas

11/26/2012

Evolução


O homem moderno imagina-se o ápice da evolução, com as suas conquistas tecnológicas e avanços sociais. Exploramos o Universo, professamos a democracia e até já ouvimos falar em direitos humanos. Por infelicidade há apenas uma pedra no sapato, chamada economia, que tem incomodado bastante ultimamente.

Por vezes pergunto-me: "para onde vamos"? Não sei, mas sei que não vamos em linha recta. A nossa história é cheia de avanços, recuos, curvas, contracurvas e alguns despistes.

11/11/2012

O que as crenças dizem sobre nós

A cultura, a mentalidade, as crenças têm tanto de interessante como de inquietante. E porquê? Porque as nossas crenças determinam a forma como vemos o mundo. Aquilo que que chamamos realidade é uma percepção filtrada e distorcida pelas lentes da nossa cultura. Formam um quadrado, fora do qual a nossa visão não alcança.

Católica de berço, já há algum tempo que as minhas asas voaram para lá desse quadrado. Mas é quando a ele regresso, que noto o poder das crenças e de como elas podem moldar e limitar o alcance da nossa visão.