Páginas

10/27/2012

Poder

Muitas pessoas ambicionam poder, ao ponto de até usarem meios menos próprios para atingirem esse fim. O poder tem a capacidade de preencher o ego, gerar sensação de segurança e de superioridade. É também uma forma de realização pessoal.

Mas este poder, embora apetecível, é pequeno, é externo e é passageiro. Quantas são as pessoas que estando no poder estão vazias do mesmo? Muitas das nossas angústias decorrem do poder ser exercido por fracos, cobardes ou neuróticos.

A mim fascina-me o poder que vem de dentro de nós:

O poder do líder, que inspira, influencia e mobiliza.
O poder do empreendedor, que faz acontecer.
O poder do visionário, que antecipa e constrói o futuro.
O poder do missionário, que transforma o mundo com amor.
O poder do iluminado, que se conhece e domina a si mesmo.
O poder do sábio, que é senhor do seu destino.
...

O mundo será diferente no dia em que todos nos tornemos mais poderosos. Sou tentada a pensar que uma sociedade iluminada é aquela em que o poder é exercido por pessoas com poder!

10/19/2012

Crescer

Aprendi com Napoleon Hill a importância dos heróis e o poder da admiração para moldar a nossa personalidade. Já falei sobre isso num post anterior, onde descrevi a técnica de mentalização que Napoleon Hill utilizava.

Eu tenho como regra eleger para meu herói pessoas que me inspirem e que eu reconheça que são pelo menos 100x melhores do que eu em alguma ou várias áreas. Pensar nessas pessoas, sentir a sua força, a sua visão e o seu poder de realização é algo que me move de forma visceral.

Eu deveria saber que a mentalização é uma força poderosa. Mas confesso que não estava à espera que um desses heróis caísse na minha sopa sem aviso prévio.

É um privilégio poder interagir de perto com pessoas que nos inspiram muito, mas por algum motivo insondável, eu comecei a sentir-me angustiada, inquieta, triste em vez de feliz. Foi então que percebi que estava esmagada pela imensidão da minha insignificância. É uma sensação de choque, profundo, sufocante.

Claro que o reverso da medalha é a oportunidade quase infinita de crescimento! Mas crescer e transformar-se é uma atividade dolorosa. Que o digam as borboletas!

10/14/2012

Como reprogramar o subconsciente e atingir o que se deseja

A Marie Forleo é uma americana que vale a pena seguir. No seu site www.marieforleo.com partilha semanalmente dicas para o sucesso nos negócios e na vida.

Um dos seus últimos vídeos é excecionalmente bom. Em entrevista com a Dra. Cathy Collautt revela um guião em 5 passos para a reprogramação da nossa mente subconsciente. Sempre que nos propomos um objetivo e não o atingimos é provável que haja uma resistência subconsciente a sabotar o nosso sucesso. Por isso, é importante saber reprogramar o subconsciente para o alinhar com o consciente.

Os 14min de vídeo valem mesmo a pena. Para aqueles que não são tão fluentes em inglês, faço abaixo um pequeno resumo.

10/07/2012

A dança da vida

Detesto quando os meus planos não se concretizam, ao ponto de ficar a bater com a cabeça contra o muro dos obstáculos. As minhas piores neuroses acontecem nesses momentos! A vida é negra e o ser humano é decadente e sem esperança. Depois de consumida a neurose, o sol volta a brilhar.

As pessoas sábias não são assim. São impassíveis às dificuldades e movimentam-se pela vida com graciosa determinação. São como os bailarinos, detêm tal conhecimento e controlo de si, que fazem da vida uma dança, com movimentos imprevisíveis e inimagináveis.

Fiquei inspirada por essa metáfora. Imaginar a vida como uma dança onde cada dificuldade ou obstáculo serve de mote para o próximo movimento gracioso. Sem os obstáculos não haveria a dança.
Lost in Motion
Roberto Bolle